cofinanciado

Quem Somos

A nossa Escola

Bem no coração do Baixo Alentejo, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa é uma escola ao serviço da formação e do desenvolvimento rural. A EPDRS apresenta uma oferta formativa muito completa em áreas como a agricultura, pecuária, agroindústrias e equitação, com uma presença muito forte, não só no concelho de Serpa, mas numa área bastante abrangente incluindo Algarve e Alto Alentejo. A existência de infraestruturas como a queijaria, o lagar, a sala de indústrias, central de compostagem ou o centro hípico federado, são de enorme importância para a formação dos jovens.

A EPDRS conta com uma equipa de professores e pessoal não docente altamente envolvidas no Projeto Educativo da escola e um corpo discente que consideramos elemento central para a atividade de uma escola profissional, que se orgulha de continuar a oferecer um ensino agrícola.

É com esta dimensão do “aprender fazendo” que nos diferenciamos e nos mobilizamos para gerir e organizar toda uma abordagem sistémica do que se pretende como o Desenvolvimento Rural e consequentemente, a interligação entre os demais sectores da economia nacional.

É com a visão sistémica do que é o Desenvolvimento Rural, que nos suporta para e na prática pedagógica por uma estratégia empresarial, que permite aos alunos, no seu percurso formativo, adquirir competências cognitivas é certo, mas também competências transversais que lhe permitam olhar para o seu futuro profissional de uma forma aberta e com uma visão empreendedora. Trata-se de colocar no processo formativo e com a participação ativa dos alunos, a realização das atividades económicas que a escola promove. Neste contexto a EPDRS orgulha-se também de ter à disposição dos alunos que nos procuram um conjunto de condições físicas e equipamentos que respondam às dimensões atrás descritas e que permite dizer que somos hoje, uma escola de referência no sector agropecuário, agroindustrial, na gestão equina e por conseguinte em todo desenvolvimento rural.

Uma última palavra para aqueles jovens que procuram uma formação nas áreas que oferecemos, que consultem a nossa página, que nos visitem, que nos sigam nas redes sociais, que falem com os nossos antigos e atuais alunos. Ficamos à vossa espera.

A nossa Visão

Formar, aprender e educar num ambiente harmonioso e impulsionador de um desenvolvimento holístico do aluno, lutando para uma formação de cidadãos críticos, autónomos, ativos e responsáveis, satisfazendo em simultâneo as necessidades de formação de uma população numa perspetiva profissional com vista a dar resposta à procura de jovens qualificados em áreas específicas de desenvolvimento rural.

A nossa Missão

Consolidar uma cultura de Escola, aberta à mudança, à inovação e ao rigor, reforçando-se como referência regional na formação profissional e ensino no âmbito do desenvolvimento rural, pelo impacto de qualidade de formação dos seus alunos, pela proximidade com os seus parceiros e pela prestação de um serviço público, ético e profissional, que se pretende de excelência.

Objetivos

Criar uma forte identificação com o “sua” EPDRS, partindo de relações de proximidade e cumplicidade entre todos os atores;                                    Envolver pessoal docente e não docente, alunos e os pais e encarregados de educação, os empresários e parceiros na vida escolar da EPDRS;            Valorizar a oferta formativa e os cursos profissionais no âmbito do desenvolvimento rural e regional;                                                                Promover uma imagem forte da escola como Centro de Competências.

barra_escola3
cofinanciado