Indústrias Alimentares
Curso Nível 4
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 541 – Indústrias Alimentares
Código: 541354 Técnico/a de Indústrias Alimentares
PONTOS DE CRÉDITO: 191,25
Orientar, controlar e executar as tarefas inerentes aos processos de preparação, transformação e conservação de produtos alimentares, bem como as tarefas diretamente ligadas ao controlo da qualidade e gestão da produção.
OBSERVAÇÕES: Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada.
O que Faz
Um técnico de Indústrias Alimentares é capaz de:
Planear e organizar o trabalho a realizar nas áreas da preparação, transformação e conservação dos produtos alimentares, tendo em conta os critérios higio-sanitários e da qualidade dos produtos.
Executar e controlar as tarefas inerentes aos processos de preparação e transformação dos produtos alimentares.
Executar e controlar as tarefas inerentes aos processos de conservação dos produtos alimentares.
Realizar análises e/ou ensaios físico-químicos e microbiológicos em diferentes tipos de produtos alimentares, utilizando os equipamentos e os procedimentos adequados.
Colaborar na implementação e gestão do sistema de garantia da qualidade e gestão da produção em unidades industriais ou comerciais.
Executar operações de embalagem, rotulagem e armazenagem de produtos alimentares, utilizando os materiais, os equipamentos e os utensílios adequados.
Executar operações de distribuição e transporte de alimentos de acordo com a legislação em vigor.
Executar a comercialização de produtos alimentares, garantindo a quantidade e a qualidade e o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, de segurança e saúde no trabalho e de proteção ambiental.
Elaborar relatórios com informação sobre as atividades desenvolvidas na área da sua intervenção, desvios ou anomalias detetadas e resultados alcançados.
Formação em Contexto de Trabalho
A Formação em Contexto de Trabalho é realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo da formação, e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
Atualmente, os nossos alunos vivenciam a FCT em dois dos três anos o ciclo de formação; 200 horas no segundo ano de formação e 400horas na terceiro ano.
Acrescenta-se ainda que a A FCT, nos temos dos normativos em vigor, integra um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil profissional associado à respetiva qualificação do curso frequentado pelo aluno, desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, através dos seus orientadores à distância como presencialmente
Competências Escolares
Formação Sociocultural
Código
DACP0010S20
DACP0LE001S00
DACP0LE014S00
DACP0011S00
DACP0013S00
DACP0012S00
Disciplina
Português
LE I – Inglês – Nível de continuação
LE II – Francês – Nível de iniciação
Área de Integração
Educação Física
Tecnologias da Informação e Comunicação
Disciplina
320
220
220
220
140
100
Formação Científica
Código
DACP0020C20
DACP0036C10
DACP0032C20
Disciplina
Biologia
Química
Matemática
Horas
150
150
200
Formação em Contexto de Trabalho
Código
A formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.
Horas
600 a 840
Pontos de crédito
20