cofinanciado
Técnico/a de

Indústrias Alimentares

Curso Nível 4

ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 541 – Indústrias Alimentares

Código: 541354 Técnico/a de Indústrias Alimentares

PONTOS DE CRÉDITO: 191,25
Orientar, controlar e executar as tarefas inerentes aos processos de preparação, transformação e conservação de produtos alimentares, bem como as tarefas diretamente ligadas ao controlo da qualidade e gestão da produção.

OBSERVAÇÕES: Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada.

O que Faz

Um técnico de Indústrias Alimentares é capaz de:

Planear e organizar o trabalho a realizar nas áreas da preparação, transformação e conservação dos produtos alimentares, tendo em conta os critérios higio-sanitários e da qualidade dos produtos.

Executar e controlar as tarefas inerentes aos processos de preparação e transformação dos produtos alimentares.

Executar e controlar as tarefas inerentes aos processos de conservação dos produtos alimentares.

Realizar análises e/ou ensaios físico-químicos e microbiológicos em diferentes tipos de produtos alimentares, utilizando os equipamentos e os procedimentos adequados.

Colaborar na implementação e gestão do sistema de garantia da qualidade e gestão da produção em unidades industriais ou comerciais.

Executar operações de embalagem, rotulagem e armazenagem de produtos alimentares, utilizando os materiais, os equipamentos e os utensílios adequados.

Executar operações de distribuição e transporte de alimentos de acordo com a legislação em vigor.

Executar a comercialização de produtos alimentares, garantindo a quantidade e a qualidade e o cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, de segurança e saúde no trabalho e de proteção ambiental.

Elaborar relatórios com informação sobre as atividades desenvolvidas na área da sua intervenção, desvios ou anomalias detetadas e resultados alcançados.

Formação em Contexto de Trabalho

A Formação em Contexto de Trabalho é realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo da formação, e visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.
Atualmente, os nossos alunos vivenciam a FCT em dois dos três anos o ciclo de formação; 200 horas no segundo ano de formação e 400horas na terceiro ano.

Acrescenta-se ainda que a A FCT, nos temos dos normativos em vigor, integra um conjunto de atividades profissionais relevantes para o perfil profissional associado à respetiva qualificação do curso frequentado pelo aluno, desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, através dos seus orientadores à distância como presencialmente

Competências Escolares

Formação Sociocultural

Código
DACP0010S20
DACP0LE001S00
DACP0LE014S00
DACP0011S00
DACP0013S00
DACP0012S00

Disciplina
Português
LE I – Inglês – Nível de continuação
LE II – Francês – Nível de iniciação
Área de Integração
Educação Física
Tecnologias da Informação e Comunicação

Disciplina
320
220
220
220
140
100

Formação Científica

Código
DACP0020C20
DACP0036C10
DACP0032C20

Disciplina
Biologia
Química
Matemática

Horas
150
150
200

Formação em Contexto de Trabalho

Código
A formação em contexto de trabalho nos cursos profissionais constitui-se como uma componente autónoma. A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir e é objeto de regulamentação própria.

Horas
600 a 840

Pontos de crédito
20

Candidatura Ano Letivo

Informação do Curso

Referencial de Formação

Outros Cursos

- Técnico/a de Produção Agropecuária

   – Produção Agrícola e Animal

- Técnico/a de Gestão Equina

   – Produção Agrícola e Animal

barra_escola3
cofinanciado